top of page

Educação Infantil

Nós da equipe Recanto dos Baixinhos sabemos que educação vai muito além da sala de aula.    Desta forma, buscamos atividades diferentes, criativas e eficientes para o aprendizado da nossa turminha. Pra isso, temos um espaço totalmente adaptado para promover o desenvolvimento das habilidades de cada criança.

Grupo 1

Nossa missão no G1 é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades de seu corpo, objetivos, das relações de espaço e através disso desenvolver sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
Depois que completa o primeiro ano de vida, a criança começa a desenvolver a fase da individualização, fase esta que se caracteriza pelos primeiros sinais de independência, que são a aquisição da linguagem e da marcha. O fato de poder caminhar dá à criança uma grande liberdade, pois ela passa a não depender mais de um adulto para se locomover. Além disso esta habilidade possibilita explorar melhor os ambientes e de conhecer seus limites, através de novos movimentos e novos desafios.

Grupo 2

No G2 tudo é mágico, aonde nossas crianças aprendem a ter disciplina brincando e as atividades são programadas pela Diretora Pedagógica juntamente com a professora para inserir o conteúdo trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

As atividades são desenvolvidas através de modelagem, desenho, pintura, recorte, colagem, blocos, livros e outros, contendo todos os materiais básicos adequados e os específicos para técnicas programadas no planejamento diário. Dessa maneira obtem-se maior tranquilidade durante as atividades e melhor desenvolvimento. 

Grupo 3

Nessa faixa etária de 3 anos acontece o período pré-operacional, aonde a criança age intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social e construindo o conhecimento do mundo em que vive.

O principal aspecto  é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas e os conceitos básicos da matemática.

 

Grupo 4

Nesta faixa etária as crianças começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência. São altamente ativas e estão constantemente explorando o mundo à sua volta.
A criança compreende melhor o mundo à sua volta, tornando-se gradualmente menos egocêntrica e compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos, ações que podem ou devem ser feitas e ações que não devem ser feitas.

 

Grupo 5

Nessa fase as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamentos básicos. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante.
E no G5 contamos com uma pré-alfabetização, a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. 

 

bottom of page